Nossa, nessa sexta-feira eu senti minha barriga
MUITO DURA, e uma pressão nas costas.
A sensação foi
como se minha barriga fosse uma bola de boliche.
Na hora, me senti bastante desconfortável, senti medo.
Deitei e tentei não pensar bobagens.
Dormi um pouco.E passou.
Na verdade, eu já tinha sentido isso uma vez, mas não tão intensamente.
Agora que a barriga está maior, foi bem mais forte.
E lá vamos nós
PESQUISAR do que se trata.
Não sou desesperada e alarmada à toa, apesar de
ser mamãe de primeira e de via de regra eu 'dever' me preocupar...
Mas, mesmo assim, não liguei pra minha médica e nem fiquei imaginando besteiras.
Prestei atenção em mim mesma e percebi que não voltou a acontecer.
Não tive perda de líquidos, nem nenhuma secreção fora do normal, a não ser a que já tenho, e que minha GO já tem conhecimento.
O que acontece às vezes é que esqueço que estou de 30 semanas, que meu útero já está alto, e faço alguns movimentos que depois sinto as consequências.
Mas, como informação e canja de galinha não fazem mal a ninguém, vale a pena saber:
Contrações de treinamento (ou de Braxton-Hicks)
O que são as tais contrações falsas, de treinamento ou de Braxton-Hicks?
Lá pela metade de sua gravidez, às vezes até antes, você pode notar que os músculos do seu útero deixam sua barriga dura, o que dura de 30 a 60 segundos. Nem todas as mulheres sentem essas contrações, que surgem aleatoriamente e costumam ser indolores.
Elas recebem o nome de
contrações de treinamento, contrações "falsas" ou contrações de Braxton-Hicks, em homenagem ao médico inglês John Braxton Hicks, que as descreveu pela primeira vez em 1872.
Os especialistas acreditam que elas sejam uma espécie de treino do corpo para o trabalho de parto, e que colaborem para o processo de "apagamento" do colo do útero (que vai ficando mais fino) e para a dilatação.
Como vou saber a diferença entre as contrações de treinamento e as contrações de verdade?
A maioria das grávidas de primeira viagem faz essa pergunta, e a resposta mais adequada, a que recebem dos médicos e de quem já passou por isso, chega a dar raiva: "Você vai saber quando for trabalho de parto de verdade". Mas eles estão certos. As contrações verdadeiras são bem mais longas, além de mais regulares, mais frequentes e mais doídas que as de treinamento.
A dor do parto também vai aumentando em frequência, duração e intensidade com o tempo, enquanto as "falsas contrações" são imprevisíveis, e não chegam a pegar ritmo. Ou seja: o ritmo é o mais importante, preste atenção nele.
E se as contrações de Braxton Hicks começarem a doer?
À medida que sua gravidez avança, esse tipo de contração pode ficar mais intensa, e é possível que doa. Quando elas começarem a ficar mais fortes e frequentes, você pode até achar que o trabalho de parto começou para valer, mas o tempo passa e elas continuam irregulares em termos de intensidade, frequência e duração -- e podem até desaparecer completamente, levando você à loucura.
São os chamados alarmes falsos. Se você sentir que suas contrações estão diminuindo ou se espaçando, provavelmente elas não passaram de
contrações de Braxton Hicks (ou falso trabalho de parto).
Uma sugestão é usar as contrações de treinamento para praticar técnicas de respiração que vão ajudá-la no parto vaginal.
O que eu devo fazer se elas ficarem doloridas?
Muitas mulheres acabam notando que as contrações vêm com mais frequência quando elas fazem alguma atividade física, mesmo que seja tirar as compras do carro. Outras percebem que a bexiga cheia demais deflagra contrações de treinamento.
Se você se sentir desconfortável, faça xixi, em primeiro lugar, e depois ou se deite ou dê uma caminhada, o que funcionar melhor para você. Um banho morno às vezes também é benéfico.
Tomar um copo d'água pode ajudar a reduzir a frequência das contrações de Braxton Hicks, pois especialistas acreditam que elas podem ser incentivadas pela desidratação. Em geral, a falta de líquido torna seu útero mais sensível e irritável -- outro bom motivo para beber muito líquido durante a gravidez.
Quando devo ligar para o médico?
Telefone para o médico ou procure orientações se suas contrações forem acompanhadas de secreção vaginal parecida com água ou com sangue.
Se você não tiver completado 37 semanas, procure o médico se as contrações forem acompanhadas de dores na parte baixa das costas, se você sentir mais de três contrações em uma hora ou se elas estiverem acontecendo em intervalos regulares -- são sinais de trabalho de parto prematuro.
Se você já está com mais de 37 semanas, só precisa ligar para o médico quando suas contrações durarem cerca de 60 segundos cada uma e acontecerem a um intervalo de cinco em cinco minutos -- exceto se você tiver um histórico de parto rápido ou se morar muito longe do hospital. Nesses casos, é melhor procurar orientação se as contrações estiverem regulares, independentemente do intervalo.
Informações retiradas do site Baby Center
De qualquer forma, vou ficar
BEM ATENTA a esses sinais, me HIDRATAR BEM, FAZER XIXI na hora que der vontade (às vezes eu seguro...), e ver se volta a acontecer.
É sempre bom saber né gente?
Bem, vamos ficando por aqui.
Nesse domingo temos uma almoço na casa da minha amiga Roseli, vamos nos divertir um pouco e assistir à
Final da Copa do Mundo.
Torceremos pela Espanha.
Estava torcendo pro Uruguai, mas valeu pela
RAÇA, que faltou ( e muito) à maioria dos jogadores de nossa seleção (com exceção de alguns, como Lúcio e Júlio Cesar).
beijos beijos
Sabrina e Maria Cecília