terça-feira, 15 de junho de 2010

Síndrome do Tunel do carpo: Dor e dormência na mão

Oi gente, tudo bem???
Como foi a torcida pelo Brasil?
As barriguinhas pularam? Eu me contive um pouco, não dormi essa noite...NADA, ABSOLUTAMENTE NADA.
Comecei a sentir Dor e dormência na mão esquerda há algum tempo, mas às vezes vem uma crise forte de dor, que é INSUPORTÁVEL.A dor começa na mão e se estende até o ombro.
Tentei colocar uma pomada, não melhorou.Tomei banho super quente às 02:00 da madrugada, e NADAAAA....
Só me restou chorar muito e ver a hora passar.
Meu marido chegou às 06:45 da manhã do trabalho e me encontrou sentada na cama, aos prantos.
Fez uma massagem, aliviou um pouco.Tomamos café juntos e fiquei tentando dormir um poquinho até às 10:00 da manhã, cochilei até meio-dia.Mas a dor continuou.
Tomei outro banho quntíssimo de meia hora, e dessa vez aliviou mais. Aí Fomos assisitir o jogo do Brasil na casa da minha mãe.
VAMOS LÁ BRASIL, RUMO AO HEXA!!! (mas hoje eu nem consegui me animar muito).

Voltando a falar da dor:

Minha Go me disse que é normal na gravidez, pois na última consulta comentei que dois dedos da minha mão esquerda estavam constantemente dormentes.
Mas na próxima consulta, vou ver com ela o que posso fazer para aliviar isso.
Ninguém merece gente...espero que nenhuma de vocês sinta isso.




Para quem se interessar sobre o assunto , descrito pelo site Baby Center:

Dor e dormência na mão

Ponto principal: a dor e a sensação de formigamento nas mãos é causada pela compressão dos nervos do pulso, na chamada síndrome do túnel do carpo. O repouso e o uso de talas especiais podem ajudar. O problema costuma melhorar depois que o bebê nasce.



Por que meus dedos estão formigando e doendo?
Essa sensação provavelmente é causada pela chamada síndrome do túnel do carpo. Embora o problema seja mais frequentemente associado a pessoas cujo trabalho envolve movimentos repetitivos, ele também é bastante comum entre as gestantes.
Os sintomas podem incluir dormência nas mãos, formigamento, queimação ou dor nos dedos, mãos, punho, braço e até no ombro.

O "carpo" é a estrutura óssea do punho, entre o antebraço e a mão. O túnel do carpo é um canal que tem três lados formados por osso e um por um ligamento. Por dentro desse canal, passa um nervo importante, o nervo mediano. O inchaço e a retenção de líquidos que são comuns na gravidez podem fazer com que aumente a pressão dentro desse espaço estreito e pouco flexível, no túnel, comprimindo o nervo mediano.
O nervo mediano é o responsável pelo tato no polegar, no indicador, no dedo médio e em metade do anular, e também comanda o movimento de um músculo na base do polegar. A pressão sobre esse nervo é a causa dos sintomas da chamada síndrome do túnel do carpo.

Felizmente, nem todas as mulheres grávidas são afetadas pela síndrome, e ela costuma ser temporária. Em alguns casos, porém, a intensidade da condição pode ser
maior, e ela persiste por vários meses.



Quando a síndrome do túnel do carpo aparece?
Os sintomas podem surgir a qualquer momento da gravidez, mas normalmente se apresentam no começo do quinto ou do sexto mês, junto com o leve inchaço dos tornozelos e dos pés.



O que posso fazer para aliviar a dor?
Os sintomas podem se agravar à noite. Sempre que sentir as fisgadas, mude de posição na cama -- só isso já alivia boa parte do incômodo. Tente não dormir em cima das mãos. Outro truque é sacudir as mãos até que a dor e a dormência diminuam.
Flexionar os dedos e as mãos várias vezes durante o dia também é positivo. Se estiver com muita dor, evite movimentos repetitivos como digitar e fazer trabalhos manuais, que podem agravar os sintomas. Manter as mãos elevadas quando sentada, por exemplo sobre o encosto do sofá, enquanto você assiste à TV, também pode ajudar.
Caso trabalhe com computadores, ajuste a altura de sua cadeira para que os punhos não fiquem flexionados para baixo quando você digita. Teclados ergonômicos também podem ajudar. Lembre-se de fazer pausas para esticar as mãos e os dedos.


Os sintomas da síndrome do túnel do carpo normalmente desaparecem um pouco depois que o bebê nasce, junto com o inchaço. O sumiço da dor, no entanto, não é imediato -- você ainda ficará inchada por alguns dias após o parto.


Se a dor persistir por muito tempo após o parto, você pode precisar de um tratamento especial para aliviar a pressão sobre o nervo mediano, primeiro com remédios antiinflamatórios, depois com injeções de cortisona ou, nos casos muito graves, até cirurgia, tudo dependendo da recomendação médica. O procedimento é feito através de uma pequena incisão na palma da mão, para que o médico possa fazer um corte no ligamento carpal transverso, uma das paredes do túnel do carpo, liberando assim o nervo. Com a incisão, o nervo mediano volta a funcionar normalmente.


Em que situação preciso falar com o médico?
Converse com o médico se a dor e o formigamento estiverem interferindo no seu sono e na sua rotina. Não tome nenhum analgésico sem a autorização do seu obstetra. O uso de talas removíveis para o pulso, para os períodos de repouso, também pode ser benéfico.



Informações retiradas do site http://brasil.babycenter.com/

beijos beijos
(tenho que parar de digitar, não é bom para esse problema...xiiiii)
Nem falei da minha pequena....ohhhhh mamãeeee.....
Minha Maria Cecília está ótima, graças a Deus!!!


Sabrina (dolorida e com sono) e Maria Cecília

5 comentários:

Um presente para nós dois disse...

Espero que vc já tenha melhorado.Detesto sentir dor amiga.Bjs

Taly Watanabe disse...

Oiie Sabrina, primeiramente agradeço pelas orações, pela fé com certeza foi mto importante ..foram preocupações constantes: colicas renais, hospitais, dores intensas na barriga, cistos que surgiram no ovario, tramal, buscopam e USG q pude ver o bebe e esta mto bem oq me deixou aliviada..alem de mta oração e clamando a deus que nada acontecesse..
E por milagre depois de chegar do hospital as 4h no sabado pra domingo, depois de desde 5°f indo e voltando do hospital consegui dormir deitada ao inves de deitada como os outros dias..e dai por diante parece que Deus colocou a mão e tirou sabe?
Oq resta agora são cuidados e repousos alias o hematoma ainda esta aqui, porem em regressão ja...
E tomando mtoo liquido, porem as dores intensas ja se foi..
Obrigada pela força..
Agora eu que estarei em orações por vc, que vi q não esta mto bem..dor sempre é algo horriveel de se sentir..
bjinhus

Fabi da Juju disse...

Puxa amiga, que chatinha essa doença heinnn???

Melhoras minha flor.

Beijos

Ioly disse...

Oi Sabrina, nunca tinha ouvido falar sobre esse problema, muito informativo o post.
Será que alongamento não ajudaria a diminuir o problema? Faço ioga e ela trabalha bastante com alongamento (hatha).
Estou seguindo vc e a Maria Cecília lá do verdadesdemae.blogspot.com
Passa lá também
bjus

Taly Watanabe disse...

è Sa não é facil..eu q estava gostando tanto desse medico..e ele começou a dar essas mancadas..aff..
Poxa quero que me passe os dados dessa medica sim...moro em SP
Dia 01/07 vou em uma nova..quem sabe né?
Resolvi fazer o US morfologico hj..o carro resolveu dar uns probleminhas e nao sei se até 5°f estara pronto, e ai pra nao pegar onibus, pois tem o hematoma né? vou fazer hj as 17h50
Tomara que esteja tudo bem
Nossa que grandona a Maria Cecilia..vai ser lindooona hein?
bjinhus pra vcs duas...
e obrigada por tudo Sa

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...