sábado, 19 de março de 2011

Lá vem a sopinha!!!

Eis que minha neném voltou ao normal.
Aquela irritação, babação, chororô e noites muito mal-dormidas ficaram para trás....graçassssssssadeus!!!
Nada de dentinhos por enquanto (palavras do Dr. Saleme)!!
Ela ainda tá dando um pouco de trabalho pra dormir, mas nada comparado ao que passamos na semana do carnaval.


Sobre a consulta
Fomos ao ped. dela e contei tudo o que aconteceu no último mês, que fui uma mãe meio relapsa (que deixei-a cair), não dei direito os suquinhos e frutinhas...pensei que levaria uma bronca daquelas...QUE NADA!
O médico disse que é normal, que ainda não faz falta, mas que esse mês tudo mudará.
O 6º mês trás a introdução do almoço na rotina dela.
Almoço às 11:00 ou 11:30 hrs.
Ele me passou uma lista básica do quê e de como preparar as sopinhas:


Eis as receitas do Dr.:
  • Sopa de legumes : na 1ª semana fazer com 03 legumes e temperar somente com pouco sal.Deixar bem molinho e passar na peneira.Mas com os dias tentar dar amassadinho. Os legumes podem ser variados, mas sempre escolher um de sabor adocicado para ficar como central.
  • Na 2ª semana acrescentar temperos (alho, cebola, azeite de oliva) e 100 grs de frango e músculo magro.O músculo é para liquidificar e acrescentar à sopa.
  • Na 3ª semana iniciar com a gema de ovo, colocar 1/4 de gema e a cada dois dias aumentar . Dar gema duas vezes por semana.Introduzir na sopa verduras em folha.
  • Começar com as 04 colheradas e chegar em 160 ml.

Sempre complementando com LM.

Manter as frutas à tarde podendo variar.Ele me deu opção de abacate com um pouquinho de açúcar mascavo, caqui molinho, figo (argh, só gosto em calda), e o que mais ela gostar.
Disse que posso dar um pãozinho amanhecido na mão dela, um pedacinho de laranja lima...uma bolacha maizena...pra ela começar a experimentar a sensação de se alimentar.
Aí eu perguntei um monte de coisas, " e o fígado?", ele disse para esperar...ela precisa se acostumar aos sabores.
Contei dos hábitos de sono da Maria Cecília, que dorme tarde e acorda idem.Ele disse que está errado, que tudo pode ser mudado.
Tenho que acordá-la cedo, para a rotina do almoço funcionar.Consequentemente (eu espero), ela dormirá mais cedo.
Falei também que muito-me-incomoda ter que amamentá-la de madrugada.Ele também me aconselhou eliminar a mamada da madrugada.Que também é um costume dela.Que não há necessidade disso (fisiológica).Senão, ela sempre vai precisar mamar durante à noite.Disse para eu tentar enganá-la, colocar a chupeta e ver o que acontece...
Vamos tentar né?
Perguntei sobre o Nenê Dente, ele me disse para NÃO USAR.Que é perigoso, pois a substância é a mesma usada em anestesia geral.Cinco aplicações no bebê já podem causar intoxicação.Pode dar a Camomilina C à vontade, que não tem contra-indicações.
Me passou uma pomada para picadas de insetos, pois a Maria Cecília fica com a picadas bem inchadas durante vários dias.
Me deu bronca pois ela não tem tomado banho de sol. (Vou melhorar isso, tá filha)
Liberou o uso de repelente e protetor solar, disse que é sempre bom testar numa área pequena da pele dela por dois dias, antes de iniciar o uso, para ver se não causa alergias.
Ainda não indicou nenhum Leite artificial.Provavelmente no próximo mês ele me indique um, para começar o desmame, que ele acha ideal concluir com 01 ano de vida.
Como eu vou ficar afastada do trabalho com certeza até o final do ano (consegui o Auxílio-doença até novembro, graças a Deus), e sem previsão de data da cirurgia do meu cotovelo, vai dar certo a época de desmamá-la.Vou ficar mais tranquila se operar mais pra frente, com a Maria Cecília um pouco maior...de preferência andando já...
O pós-operatório é muito dolorido, nem quero sofrer agora...vai demorar!!!

Uma fotinho para finalizar...

Não tá linda demais essa menina???

Quem tiver umas receitinhas de sopinha, pode me passar, vou adorar sugestões!!!

beijosssssssssss

2 comentários:

Camila disse...

Ela está linda demais sim!! Que delícia!
E realmente não é necessidade a mamada da madrugada e sim costume! Minha mae disse que eliminou essa mamada minha quando eu tinha 19 dias! hahahaha

Unknown disse...

Oi, Sabrina, a Maria Cecília estpa linda na foto, que sorriso mais gostoso!
A Alice tb começou com papainhas com 6 meses, mas aqui ela almoça entre 12:00 até 13:30, não dão pra mater essa rotina de horário fixo não, mas ela come super bem, vou fazer um post com receitinhas, adoro inventar ;)
bjs

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...