quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Paracetamol pode prejudicar a ação das vacinas no organismo das crianças

Secretaria de Saúde de São Paulo reforça resultados de um estudo que revela que a cobertura da vacina pode ser menor quando esse tipo de antitérmico é usado como prevenção de febre após vacinação

Quantas vezes você levou seu filho para vacinar e ficou tentada a dar algumas gotinhas de antitérmico para que ele não tivesse febre depois? Cuidado. Essa atitude pode atrapalhar a resposta imunológica do organismo em relação à vacina. Em outubro, CRESCER adiantou os resultados de uma pesquisa que mostrava os efeitos do uso do remédio depois da vacinação. Agora, a Secretaria de Estado da Saúde de SãoPaulo reforça o alerta para os pais.
Para chegar a esses resultados, cientistas checos analisaram o ingrediente ativo acetaminofeno, presente no paracetamol (um tipo de antitérmico), e a reação que ele causa no organismo quando é dado para a criança logo após a vacinação para prevenir uma eventual febre.
A pesquisa, publicada na revista científica The Lancet, e financiada pela GlaxoSmithKline Biologicals (Bélgica), analisou 459 bebês saudáveis. Desses, 226 receberam três doses profiláticas (ou seja, antes do sintoma da febre aparecer) de paracetamol a cada 6 ou 8 horas após receber a vacinação. Os resultados mostraram que, no grupo que recebeu a dose do remédio, a concentração de anticorpos foi mais baixa se comparada com aqueles que não tomaram paracetamol.
Para Marco Aurélio Sáfadi, pediatra e infectologista do Hospital Albert Eisntein(SP) e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), esse pode ser um indicativo de que a proteção da vacina é menor quando a criança toma o remédio antes mesmo de apresentar febre. “A indicação do medicamento quando a criança apresenta o sintoma é segura porque a resposta imune da vacina já começou e não haverá interferência”, diz. Ele alerta os pais para que a prática de dar esse tipo de antitérmico como prevenção seja abolida e, como qualquer medicamento, só ser oferecido à criança com indicação do pediatra.

fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI99841-15154,00-PARACETAMOL+PODE+PREJUDICAR+A+ACAO+DAS+VACINAS+NO+ORGANISMO+DAS+CRIANCAS.html


Ainda bem que segui a orientação do pediatra, e dei o Tylenol somente com a reação (dor e febre de 38 graus).

3 comentários:

Camila disse...

Graças a Deus Olívia nunca teve reaçao e nao precisei dar tylenol pra ela! Nem antes e nem depois!

esperandojoaovitor disse...

Oi linda, adorei seu blog e a informação, estou te seguindo, bjsss

An@ Paul@... Mamãe do Pietro disse...

oi linda!
Que bom que passou no meu cantinho, estava com saudades já, mas eu muito bem sei como que é, não dá tempo pra quase nada né!!! Horrivilissss rsrs, a gente querer passar nos outros cantinhos e não conseguir!

Adorei a matéria, eu já tinha visto algo semelhante antes em algum outro lugar e qdo dei vacina no Pi tbm dei o Tylenol bebê só após a vacina.

Bjos linda e sempre que der aparece né!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...